9 de dezembro de 2009

CARTUNISTAS E SEUS ESTILOS

Todo cartunista tem uma inspiração. Aliás, uma, não! Várias!! Quanto mais fontes buscar, maior a riqueza da criação dos personagens. Um personagem de quadrinhos criativo é resultado de uma soma de personagens e estilos que o cartunista buscou em outros autores.

Vide nosso amigo MUTUM, por exemplo. Nunca escondi que o estilo Maurício de Sousa de fazer quadrinhos foi (e continua sendo, sempre) minha maior inspiração. Mas o jeitão questionador de Calvin, de Bill Waterson, rebeldão de Bart Simpsons (de Matt Groening) e, até, ácido e sarcástico de Cyanide and Happiness (vários autores), também estão presentes, em maior ou menor nível.

Tudo isso, porém, foi só uma explicação da razão do post de hoje. Quis fazer uma experiência sobre como ficaria o MUTUM nos "traços" de grandes artistas dos quadrinhos, e veja só o resultado:

CebolinhaCharlie BrownCyanide and Happinness
SimpsonMangáCalvin


Acho que sacaram quais são os traços e estilos aqui representados, né? Tem Mutum-Calvin, Mutum-Charlie Brown, Mutum-Cebolinha, Mutum-Mangá, Mutum-Bart Simpson e, até, Mutum-Dr.Pepper (ou Cyanide and Hapinness). O que acharam?

Agora, vou indo, que bateu uma vontade doida de ler gibis! Aliás... essa vontade eu tenho todos os dias!

Abraços o/

7 comentários:

  1. Huahhua ficou a cara do cebolinha!! mto show

    ResponderExcluir
  2. huahahuaha adoreei
    o Calvin ficou fantástico *---*

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana, Moiza! Ei, fiquei imaginando o Mutum à la Crumb! hehehehe! Eu gosto bastante do Crumb, do Aragonés, do Carl Barks ( o grande desenhista dos patos - Tio Patinhas by Barks rulez! =D), enfim, só gente doida! rs

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Beleza...adoro o Cebola

    ResponderExcluir
  5. Cara! Ficou muito show, hehehe! Todos os personagens ficaram prefeitos....parabéns mestre Moiza!!!

    ResponderExcluir
  6. só faltou um no estilo Disney :D
    com narizinho preto, luvas e tudo. adoro *-*

    ResponderExcluir
  7. Muito bons!

    Ficaram todos muito legais, realmente as inspirações são muito boas e valem a pena de serem conhecidas por quem ainda não conhece.

    Abraço!

    ResponderExcluir